JEREMY BENTHAM

JEREMY BENTHAM
"NATURE HAS PLACED MANKIND UNDER THE GOVERNACE OF TWO SOVEREIGN MASTERS, PAIN AND PLEASURE. IT IS FOR THEM ALONE TO POINT OUT WHAT WE OUGHT TO DO, AS WELL AS TO DETERMINE WHAT WE SHOULD DO." (J. Bentham)

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

TEMA 1. EMENTA, PROGRAMA, FORMAS DE AVALIAÇÃO

EMENTA DE ÉTICA I



ÉTICA I
Código:
Trimestre:
T-P-I: 4-0-4
Recomendação: não há
Carga Horária: 48 horas

Ementa: Trata-se de disciplina com a qual se pretende discutir as condições de possibilidade da elaboração de conceitos, juízos e argumentos morais. Em torno desta problemática serão abordados alguns dos temas mais destacados abordados por autores diversos da tradição filosófica, incluindo eventuais interfaces entre a ética e outros campos filosóficos e não filosóficos.

Bibliografia Básica

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os
Pensadores).
KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. São Paulo: Barcarolla, 2010. 77
MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética: De Platão a Foucault. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
MILL, John Stuart. Utilitarismo. São Paulo: Iluminuras, 2000. MOORE, George. Princípios éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1985. (Coleção Os Pensadores).
NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral. Trad. Paulo Cesar Lima de Souza. Edit. Companhia das Letras, 1987.
PLATÃO. Mênon. São Paulo: Edições Loyola, 2001
WITTGENSTEIN, L. Conferência sobre Ética. Trad. Darley Dall‘Agnol (disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/darlei1.htm ).

Bibliografia Complementar

AUBENQUE, P. A prudência em Aristóteles. São Paulo: Discurso Editorial, 2003.
BENTHAM, J. Princípios da Moral e da Legislação. São Paulo: Abril Cultural. (Coleção Os Pensadores).
FRANKENA, W. F. Ética. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.
HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HARE, Richard M. A Linguagem da Moral. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LIMA VAZ, Henrique C. Escritos de filosofia IV-V: introdução à ética filosófica. São Paulo: Loyola, 1999/ 2000.
LYONS, David. As Regras Morais e a Ética. Campinas: Papirus, 1990.
MACINTYRE, Alsdair. A Short History of Ethics. New York: The Macmillan Company, 1966.
MOORE, G. E., Ethics. New York: Oxford University Press, 1965.
OLIVEIRA, Manfredo A. Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea, Petrópolis, Vozes, 2ª. Edição.
PELUSO, L. A. (org.) Ética & Utilitarismo, Campinas: Papirus, 1998.
RAWL, J. História da filosofia moral. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
SCHNEEWIND, J. B. A invenção da autonomia. São Leopoldo: Unisinos, 2002.
SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. São Paulo: Martins, 2001.
SIDGWICK, Henry, Outlines of the History of Ethics. New York: St Martin's Press, Inc., 1967.
SINGER, Peter (org.). A companion to ethics. Oxford: Wiley-Blackwell, 1993.
TUGENDHT, E. Lições sobre ética. Petrópolis: Vozes, 1997.



PROGRAMA

Dia 16 de janeiro:
TEMA 1. Apresentação da Ementa, Programa e Formas de Avaliação.
TEMA 2. Hume e o utilitarismo: “An Enquiry Concerning the Principles of Morals”, disponível em:
http://www.anselm.edu/homepage/dbanach/Hume-Enquiry%20Concerning%20Morals.htm


Dia 23 de janeiro:

TEMA 2. Hume e o utilitarismo: “An Enquiry Concerning the Principles of Morals”, disponível em:
http://www.anselm.edu/homepage/dbanach/Hume-Enquiry%20Concerning%20Morals.htm




Dia 30 de janeiro:


TEMA 2. Hume e o utilitarismo: “An Enquiry Concerning the Principles of Morals”, disponível em:
http://www.anselm.edu/homepage/dbanach/Hume-Enquiry%20Concerning%20Morals.htm




Dia 06 de fevereiro:


TEMA 2. Hume e o utilitarismo: “An Enquiry Concerning the Principles of Morals”, disponível em:
http://www.anselm.edu/homepage/dbanach/Hume-Enquiry%20Concerning%20Morals.htm




Dia 20 de fevereiro:


TEMA 3. O Utilitarismo de Bentham: “Article on Utilitarianism”, disponível em: http://pt.scribd.com/doc/46252257/Bentham-Jeremy-Deontology-A-Table-of-the-Springs-of-Action-And-Article-on-Utilitarianism



Dia 27 de fevereiro
TEMA 4. J. Bentham e o Princípio de Utilidade: “Introduction to the Principles of Morals and Legislation”, disponível em: http://oll.libertyfund.org/index.php?option=com_staticxt&staticfile=show.php%3Ftitle=2009&Itemid=99999999





Dia 06 de março:


TEMA 5. John Stuart Mill e o Utilitarismo: “Utilitarianism”, disponível em:
http://search.4shared.com/postDownload/0Qgt1DRy/O_que__Utilitarismo_-_John_Stu.html

e
 http://www.gutenberg.org/files/11224/11224-h/11224-h.htm





Dia  13 de março:


TEMA 5. John Stuart Mill e o Utilitarismo: “Utilitarianism”, disponível em:
http://search.4shared.com/postDownload/0Qgt1DRy/O_que__Utilitarismo_-_John_Stu.html

e
 http://www.gutenberg.org/files/11224/11224-h/11224-h.htm





Dia 20 de março:

TEMA 6. Utilitarismo e Contrato Social: “A Fragment on Government” , disponível em: http://oll.libertyfund.org/index.php?option=com_staticxt&staticfile=show.php%3Ftitle=2009&Itemid=99999999




Dia 27 de março:

TEMA 7. O sistema Panopticon; “Panopticon: or the Inspection-House”, disponível em: http://oll.libertyfund.org/index.php?option=com_staticxt&staticfile=show.php%3Ftitle=1925&Itemid=99999999

TEMA 8. O discurso utilitarista sobre a pobreza: “Pauper Management Improved”, disponível em: http://oll.libertyfund.org/index.php?option=com_staticxt&staticfile=show.php%3Ftitle=2208&Itemid=99999999  


TEMA 9. O Projeto Educacional do Utilitarismo: “Chrestomathia”, disponível em: http://oll.libertyfund.org/index.php?option=com_staticxt&staticfile=show.php%3Ftitle=2208&Itemid=99999999


Dia 3 de abril:

TEMA 10. Mill Versus Bentham: “Bentham”, disponível em:
http://search.4shared.com/postDownload/hrkbyamf/John_Stuart_Mill__Bentham.html

TEMA 11. Avaliação Final


FORMAS DE AVALIAÇÃO:
Os alunos matriculados nas atividades da Disciplina “Ética I” serão avaliados da seguinte forma:
25% pela produção de um texto sobre o seguinte tema: "Criticas ao Utilitarismo";

25% pela realização de seminários sobre os temas do Programa;
24% pelos 10 Comentários no Blog “ética-i.blogspot.com”;

26% pelo trabalho de apresentação, no final do curso, de um 'stand up' de 10 minutos sobre um dos temas desenvolvidos nas atividades da disciplina Ética I.

22 comentários:

  1. Caros Alunos,
    Para maiores informações sobre o Auto Icon de Jeremy Bentham, acesse:
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1034365/pdf/medhist00183-0005.pdf

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  2. Caros Alunos,
    Veja o texto interessante que encontrei na internet. O texto apresenta uma visão geral de como a Ética pode ser interpretada no mundo atual. Disponível em:
    http://interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/viewFile/126/130

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  3. Caros Alunos,
    Queira, por favor, inscrever-se como seguidor do Blog. Assim fazendo, Vc. receberá uma mensagem em seu endereço eletrônico cada vez que ocorrer uma postagem ou comentário no Blog.

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  4. Caros Alunos,
    Queira, por favor, elaborar um breve resumo de seu 'Curriculum Vitae', fazendo referência à sua atividades intelectual e indicando as suas preferências de estudo e enviar nos Comentários desta Postagem. Agindo dessa forma, os seus colegas de classe poderão conhecê-lo(a) melhor. Não se esqueça de enviar seu endereço eletrônico.

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  5. Bruna Ferraz Braga cursa Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades (BC&H) na Universidade Federal do ABC.

    Entre 2011 e 2012 desenvolveu projeto de Iniciação Científica voluntária em modalidade PDPD intitulado "A Filosofia como Política e sua prática: estudo inicial da atuação do poder legislativo no ABC à luz de Hannah Arendt".
    Entre 01/2012-10/2012 foi Bolsista CAPES do Programa Institucional de Iniciação à Docência, atuando no subprojeto referente à Licenciatura em Filosofia com estágio semanal na Escola Estadual Prof. Oscavo de Paula e Silva.
    Em 2013 atuará como monitora das disciplinas referentes ao eixo "Pensamento, Expressão, Significado" - Bases Epistemológicas da Ciência Moderna, Pensamento Crítico e Temas e Problemas em Filosofia.

    E-mail: brunaferrazbraga@gmail.com

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  6. Entrei para o Bacharelado em Ciências e Humanidades na Universidade Federal do ABC em 2011 e curso o quinto quadrimestre com as matérias da grade de Filosofia. Pretendo concluir o bacharelado e a licenciatura em Filosofia e tenho um interesse especial pela lógica.

    Em 2012 fui monitor de disciplina Temas e Problemas em Filosofia.

    Email: sergio.oggioni@aluno.ufabc.edu.br

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  7. Durante minha adolescência militei num certo partido "revolucionário", onde meu interesse pelas Humanidades surgiu.
    Entrei na UFABC em 2010. O BC&H foi o curso que "sacolejou" o meu marxismo e me trouxe a (sofrida) necessidade me reencontrar no mundo. Comecei a cursar as disciplinas do Bacharelado em Políticas Públicas em 2011, onde tive contato com a questão: "o que é justiça?". A partir daí comecei a estudar Filosofia (agradecimentos especiais ao Pedro e à Tatyane Estrela, por me auxiliarem nesse percurso) com maior interesse em Filosofia Política e Filosofia do Direito.
    Pretendo cursar o Bacharelado e a Licenciatura em Filosofia e seguir carreira acadêmica.

    E-mail: jefferson.cardoso.2@gmail.com

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  8. Graduado em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Graduando em Ciências e Humanidades e em Filosofia pela Universidade Federal do ABC. Possui graduação incompleta em Física pela Universidade de São Paulo. Foi, na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, monitor das disciplinas de Filosofia Geral, Introdução ao Estudo do Direito e Direito Processual Civil. Na Universidade Federal do ABC, tem desenvolvido pesquisas acerca de questões conexas de filosofia política, ética e metafísica, com especial atenção para o pensamento de Platão e o platonismo: primeiro, sob orientação do professor Fernando Costa Mattos, pelo programa PDPD, e, atualmente, sob orientação da professora Maria Cecilia Leonel Gomes dos Reis, pelo programa PIBIC. É proficiente em inglês, e tem familiaridade suficiente com o francês, o italiano, o espanhol, o latim e o grego antigo.

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  9. Entrei na UFABC em 2011 e curso o Bacharelado em ciências e humanidades. Participei do Programa PDPD com o trabalho "A História das Ciências e a Revolução Científica através da obra de Alexandre Koyré, Do Mundo Fechado ao Universo Infinito" tendo como orientadora a Prof. Dra. Marcia Alvim. Tenho interesse em antropologia, história da ciência e física quântica, penso em seguir carreira acadêmica... No momento curso as matérias de filosofia, mas no geral estou perdida.

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  10. Entrei na UFABC de 2011 no Bacharelado em Ciência & Tecnologia. Por já ter feito técnico em informática na Escola Técnica de São Paulo, pensei em continuar minha graduação em tecnologia, cursando engenharia ou ciências da computação. Mas já nesses anos, me interessava por política, filosofia, sociologia e assuntos relacionados. Ainda mais por conviver e um círculo de amizades e relações onde esses assuntos são constantemente abordados. Não segui conselhos de amigos íntimos e entrei no BC&T. Quando meus conflitos de idéias com relação ao curso e meu desenvolvimento intelectual ficaram alarmantes, fiquei desmotivado e quase cheguei a desistir do curso. Mas para não desistir da universidade resolvi me transferir para o BC&H, e finalmente me relacionar com os assuntos que realmente me interessam e que me fazem querer prosseguir com a minha formação acadêmica. Pretendo cursar bacharelado e licenciatura na área de filosofia e seguir carreira acadêmica. Me interesso principalmente por filosofia política, no momento, pelo menos.

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  11. Sou aluna do Bacharelado em Ciências e Tecnologias (BC&T), mas pretendo me transferir para o Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H) e obter a graduação em Relações Internacionais. Tenho grande interesse na área de Propriedade Intelectual (patentes, copyright) e em Artes no geral.
    Possuo certificado de proficiência em inglês pela University of Cambridge, então se alguém precisar de ajuda com os textos estou disponível.

    E-mail: mylena.bueno@hotmail.com

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  12. O aluno Lucas Fernando Muniz Relvas é um ser perdido na vida, sem eira nem beira, um devasso! Este ser moribunda pela Universidade Federal do ABC, em busca de Neurociência, Filosofia e, quando possível, um chocolate quente pelas manhãs.
    Além disso, o aluno comicamente acredita ter experiência em iniciações científicas e monitorias na área de Neurociência.

    Onde eu também estou: lucasfmrelvas@gmail.com

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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  14. Meu nome é Renan Romero de Campos, sou natural de Piracicaba, no interior do estado. Estou me graduando no BC&H e me encontro no segundo quadrimestre. Achei apropriado me matricular já no começo do curso em aulas como Ética e Introdução à Economia, só para ter uma noção dos cursos pós-BIs. Entrei com a intenção de me graduar em Economia, posteriormente ao BC&H, porém a minha inaptidão por matérias ditas Exatas me fez repensar nisso, e agora estou pendendo mais para o curso de Políticas Públicas. Espero conseguir lidar com o curso e me sinto honrado em ter aulas com o tão conhecido Prof Luis Peluso.
    Email: renan.romero@aluno.ufabc.edu.br

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  15. Sou aluno do BC&H turma de 2010, meu foco desde que ingressei na UFABC é cursar o Bach. e a Licenciatura em Filolsofia. Tenho também interesse pelas áreas de Políticas Públicas e Planejamento Territorial.
    Após a conclusão dos cursos na UFABC pretendo trabalhar com filosofia, política e artes, juntas ou separadamente.
    Email: rafael.braga@aluno.ufabc.edu.br

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  16. Professor eu percebi que existe um incompatibilidade envolvendo as datas do programa do curso apresentado com nosso calendário acadêmico. Segundo o calendário nossas aulas neste quadrimestre irão até o dia 05 de abril, sendo dia 3 de abril a última quarta-feira letiva do quadrimestre. No programa do curso vc colocou que nossas atividades irão até o dia 8 de maio.
    Como faremos?

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  17. Oi pessoal, eu sou a Jéssica Santos, futura estudante de economia. Tenho interesses bem variados e no momento estou tentando descobrir novos gostos, estou me dedicando principalmente a ouvir música clássica.
    Estou fazendo essa matéria (que nada tem a ver com o meu futuro curso) pois acho importante desenvolver um raciocínio bem construído e espero que, ao final do curso, eu consiga pensar de forma mais clara em relação a sociedade.
    e-mail: jesca.santos@hotmail.com

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  18. Antes de me tornar universitária, nunca soube ao certo que curso faria. Não tinha uma profissão em mente, apenas um projeto de vida cujo objetivo era: contribuir para uma mudança positiva na sociedade em que vivo.
    Ingressei na UFABC em 2011, com a dúvida entre cursar PP ou Filosofia. Em dezembro do mesmo ano, me tornei bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) e, logo no primeiro mês de atividades tive minha dúvida sanada: a profissão que melhor me guiaria até o meu objetivo é a de professor! (de ensino básico em escolas públicas). É claro que após algumas experiências deixei de lado um pouco da ingenuidade que domina a cabeça dos sonhadores, e acabei desanimando bastante quanto a parte da "mudança positiva na sociedade".
    Me interesso especificamente por Filosofia do Direito, Existencialismo, Antropologia (questões de gênero e violência) e futuramente caso eu crie coragem de passar pelo BC&T penso em cursar bach. em Neurociência.

    e-mail: ribant.lilian@gmail.com

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  19. Ingressante 2012 da UFABC, curso o segundo quadrimestre do Bacharelado em Ciências e Humanidades. Entrei com o objetivo de cursar Relações Internacionais, por ser um curso que abrange diversas áreas do conhecimento. Não penso em me limitar só a este curso.
    Tenho especial afinidade com a Economia, a Filosofia e a Religião, mas Astrofísica e Cosmologia e tudo o que se relaciona ao conhecimento do Universo também me interessa muito. Não sei ao certo para onde vou, mas a carreira acadêmica é um provável destino.

    Tenho proficiência em alemão e conhecimentos avançados em inglês, então posso ajudar quem precisar de ajuda com os textos.

    E-mail: gustavo.rlemos@hotmail.com

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